Dúvidas frequentes

Farmacovigilância

Farmacovigilância é o conjunto de atividades relativas à detecção, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou outros problemas relacionados a medicamentos.

Evento Adverso: Qualquer ocorrência médica indesejável que ocorra a um paciente durante tratamento com um medicamento, mas que não tenha necessariamente uma relação causal com este tratamento. Um evento adverso pode ser considerado como uma suspeita de reação adversa a um medicamento.

Reação Adversa: É qualquer resposta prejudicial ou indesejável, não intencional, a um medicamento, que ocorre nas doses usualmente empregadas no homem para profilaxia, diagnóstico, terapia da doença ou para a modificação de funções fisiológicas.

O que devo relatar?
Qualquer suspeita de reação adversa, falha terapêutica, e outros eventos adversos associados a desvio de qualidade, ingestão acidental, uso incorreto, abuso, intoxicação, interação medicamentosa, exposição durante a gestação, e uso não aprovado com os produtos da UCI-Farma.

Os usuários de medicamentos e os profissionais de saúde podem relatar um evento adverso à UCI-Farma através do SAC 0800 191 291, ou diretamente à Farmacovigilância pelo link Relate o seu Evento Adverso.

Slider by webdesign